A Prefeitura do Rio de Janeiro anunciou, neste sábado (04/06), o início do projeto de revitalização do Largo do Rio da Prata, localizado em Campo Grande, na Zona Oeste da cidade. As obras começam na próxima segunda-feira (08/06) e têm como principal objetivo requalificar o espaço situado ao longo da Estrada do Cabuçu, promovendo melhorias na infraestrutura urbana, criando novas áreas de lazer e convivência e fortalecendo o Polo Gastronômico da região, além de incentivar o desenvolvimento da economia local.
O projeto foi elaborado pela Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Infraestrutura, que também será responsável pela execução das intervenções. O investimento previsto para a obra é de R$ 6,6 milhões.
Durante o anúncio, o prefeito do Rio, Eduardo Cavaliere, destacou que o projeto avançou após a conclusão do processo licitatório e que agora entra na fase de execução.
— Esse projeto evoluiu, passou por todo o processo de licitação e agora temos condições de iniciar as obras de revitalização do Polo Gastronômico do Rio da Prata. Assumimos o compromisso de prestar contas à população, retornar sempre que necessário para apresentar os resultados e continuar investindo cada vez mais na cidade — afirmou o prefeito.
Na sequência, Eduardo Cavaliere ressaltou o potencial turístico da localidade e a importância das intervenções para o crescimento econômico da região.
— O Rio da Prata vem se consolidando, cada vez mais, como um importante destino turístico do município. Com essa revitalização, vamos fortalecer o polo gastronômico, ampliar os espaços destinados ao lazer e à convivência da população e impulsionar uma economia local que já demonstra grande força e potencial de expansão.
O projeto contempla a construção de novas calçadas com pavimentação em piso intertravado, concreto e trechos revestidos em granito. Também serão executados novos meios-fios e sarjetas em granito, proporcionando mais durabilidade e melhor acabamento urbano.
As vias destinadas ao tráfego de veículos receberão novo pavimento asfáltico. Além disso, serão implantadas travessias elevadas para aumentar a segurança viária, reduzir a velocidade dos automóveis e garantir maior prioridade aos pedestres que circulam pela região.
Entre os equipamentos urbanos previstos estão bancos de concreto armado, balizadores, bicicletário metálico, aparelhos para alongamento e um pórtico construído em concreto armado com acabamento em aço corten, que servirá como marco de entrada para o Polo Gastronômico do Rio da Prata.
As melhorias incluem ainda um amplo projeto de paisagismo, com o plantio de novas mudas de árvores, implantação de forração vegetal e criação de golas verdes, contribuindo para a valorização ambiental e o embelezamento do espaço público.
Como forma de incentivar o turismo e facilitar a circulação dos visitantes, também serão instalados um mapa interativo e totens de sinalização direcional, reforçando a vocação da região para o ecoturismo e orientando moradores e turistas sobre os principais atrativos do local.
Outra importante etapa da revitalização será a recuperação do Coreto e da Fonte Ornamental do Rio da Prata, patrimônios tombados pela Prefeitura desde 1996 por representarem importantes referências históricas e culturais da paisagem local.
O projeto prevê ainda a implantação de nova sinalização horizontal e vertical em toda a área contemplada. Ao todo, mais de 12,3 mil metros quadrados de espaços públicos passarão por revitalização, proporcionando mais qualidade urbana, segurança, acessibilidade e incentivo ao turismo e ao comércio da região.








