Um trecho da Avenida Brasil, uma das principais vias expressas do Rio, foi interditado na altura da Vila Kennedy, na Zona Oeste, na manhã desta terça-feira. Em meio ao caos, motoristas relatam tiroteio e veículos voltam na contramão. O bloqueio ocorre durante uma operação da Polícia Militar na região. De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), PM fechou a via momentaneamente, mas as pistas já foram liberadas. Oitos suspeitos foram detidos, quatro deles encaminhados ao Hospital Municipal Albert Schweitzer.
Imagens do Globocop, da TV Globo, exibidas no RJTV, flagraram o momento em que um homem era conduzido pela mão por um policial militar acompanhado de perto por outros quatro PMs e moradores. Em determinado momento o homem consegue se livrar e foge correndo pelas ruas e vielas do local até entrar em uma casa. O PM que fazia o conduzia chega a tentar captura-lo de novo, mas tropeça e cai. As imagens aéreas mostram ainda barricadas incendiadas na área.
No início da tarde, por volta das 13h criminosos em uma moto renderam o motorista de um caminhão e atravessaram o veículo na pista da Avenida Brasil que teve mais uma vez o trânsito interrompido, desta vez no sentido Centro. Policiais se mobilizaram e rapidamente empurraram o caminhão para a lateral da pista. Em seguida, fugiram do local em direção à Vila Kennedy levando as chaves do veículo. Mais cedo, outro caminhão havia sido atravessado na pista sentido Santa Cruz, que ficou fechada por mais de uma hora.
Em nota, a PM informou que os agentes do 14ºBPM realizaram uma operação na comunidade da Vila Kennedy, em Bangu, Zona Oeste, na manhã desta terça-feira, com objetivo de “desarticular ações de criminosos locais”. Segundo a força de segurança, um suspeito foi detido e uma pistola apreendida.
Segundo a equipe, policiais avistaram um veículo saindo da comunidade e tentaram abordá-lo. No momento da ação, os militares foram atacados a tiros. Um dos suspeitos foi baleado, enquanto o outro conseguiu fugir. Durante a operação, os agentes apreenderam dez artefatos explosivos, um fuzil, quatro pistolas e drogas. Um veículo foi recuperado.
Ainda de acordo com o comando, indivíduos realizam uma manifestação na Av. Brasil, na altura da Vila Kennedy. As equipes do 14ºBPM e do BPVE estão no local “para controlar a situação”.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que, na comunidade da Vila Kennedy, pelo menos15 unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação do Rio (SME-Rio), por questões de segurança para profissionais e usuários, a Clínica da Família Wilson Mello Santos Zico interrompeu o funcionamento na manhã desta terça-feira. Já o Centro Municipal de Saúde Dr. Eithel Pinheiro de Oliveira Lima suspendeu o início das atividades e agora avalia a possibilidade de reabertura nas próximas horas.
Já a Clinica da Família Maria José de Sousa Barbosa mantém o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas. As informações são do Jornal O Globo.







