A Polícia Civil do Rio de Janeiro, em conjunto com o Ministério Público do Estado (MPRJ), deflagrou nesta quarta-feira (4) mais uma etapa da Operação Contenção, voltada a frear a expansão territorial do Comando Vermelho (CV). A ação ocorre em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Até a última atualização desta matéria, 13 suspeitos haviam sido detidos.
Agentes da 31ª DP (Ricardo de Albuquerque), com apoio de promotores do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (Gaeco/MPRJ), saíram para cumprir 40 mandados de prisão e 33 de busca e apreensão, com foco principal na comunidade Vai Quem Quer.
Segundo a Polícia Civil, a localidade é comandada por Rodolfo Manhães Viana, conhecido como Rato. Apesar de estar recolhido em um presídio federal, as investigações apontam que ele continua exercendo influência sobre o tráfico de drogas na Vai Quem Quer.
Parte dos alvos desta quarta-feira é suspeita de participação na tentativa de resgate de Rato, ocorrida há cerca de um ano, quando a sede da 60ª DP (Campos Elíseos) foi alvo de disparos de fuzil (veja abaixo).
A Polícia Civil também informou ter identificado a existência de uma “caixa” financeira centralizada da facção. De acordo com os investigadores, o fundo recebia contribuições de lideranças locais e era utilizado para sustentar familiares de presos, além de financiar a compra e comercialização de armas e entorpecentes.
Rato foi preso na manhã do dia 15 de fevereiro de 2025. Horas depois, traficantes atacaram a 60ª DP em uma tentativa de resgatá-lo. Dois policiais ficaram feridos durante a ação criminosa.
Ao menos 10 criminosos cercaram a delegacia e efetuaram diversos disparos. A entrada da unidade ficou destruída, o prédio precisou ser interditado e só foi reaberto um mês depois.
Rato e outro suspeito já haviam sido transferidos da delegacia no momento do ataque. O episódio deu início a uma sequência de operações na região, que resultaram em prisões e mortes de traficantes apontados como envolvidos direta ou indiretamente na tentativa de resgate.









